Implantes dentários: cuidados que determinam o sucesso do tratamento

Higiene correta evita a placa bacteriana e aumenta a duração dos implantes

Tratamentos estéticos realizados na face são tão importantes para o bem-estar das pessoas que são capazes de melhorar a autoestima e outros aspectos psicológicos. Os implantes dentários, cada vez mais acessíveis, estão entre esses tratamentos. Eles têm possibilitado aos dentistas reconstruir muitos sorrisos e valorizar a vida de muitas pessoas.

Implantes dentários são peças que reproduzem artificialmente as raízes dos dentes. Eles são “aparafusados” no osso do maxilar superior ou da mandíbula. Sobre os implantes podemos colocar um ou mais dentes (coroas protéticas) que foram perdidos ou até mesmo todos os dentes.

Duração

Os implantes podem durar por toda a vida de uma pessoa, desde que o procedimento tenha sido bem executado e exista uma higienização adequada, aliás, o papel do paciente é fundamental para garantir o sucesso e a durabilidade do implante.

É necessário fazer revisões frequentes para confirmar se a higiene feita em casa está correta e para acompanhar a evolução da integração do implante e o osso.

Algumas pessoas pensam que os implantes são mais resistentes do que os dentes em relação às doenças bucais, mas isso não é verdade. Pesquisas mostram que, dentre os poucos casos de insucesso nos tratamentos, a maioria é causada pela formação de placa bacteriana entre as raízes artificiais e as gengivas.

Higiene

Uma higiene deficiente pode ocasionar problemas como infecções, afrouxamento do implante, complicações nas raízes dos dentes vizinhos e até mesmo na perda do implante. Por isso é extremamente importante que o paciente siga, rigorosamente, as instruções do dentista.

Basicamente, os cuidados de higiene que devemos ter com os dentes colocados sobre os implantes são muito parecidos com os cuidados que temos com os dentes naturais, acrescentados de detalhes que completam a higiene:

1 – Escovas Interdentais: pequenas escovas desenhadas para limpar entre os dentes e os implantes e perfeitas para quando os espaços estão um pouco aumentados e aonde o fio dental não consegue fazer uma limpeza eficaz.

2 – Fio Dental: essencial para manter o colo dos implantes, pontes e barras fixas sempre limpos e livres de placa bacteriana. Existem fios específicos para higienizar os implantes, que são muito práticos e facilitam o processo.

3 – Sistemas de Irrigação: existem sistemas de irrigação que facilitam e completam a remoção de resíduos alimentares e a redução da acumulação de placa bacteriana em torno dos implantes dentários.

Lembre-se que o sucesso do tratamento depende muito do cuidado do paciente, por isso a orientação e controle do dentista são super importantes.

Fonte: Minha Vida