Aparelho dentário em adultos

Nos últimos 10 anos, temos visto uma grande mudança no que se refere à filosofia do tratamento ortodôntico. O estilo de vida mudou, tornando-se mais dinâmico e prático, juntamente com o aumento da expectativa e qualidade de vida. Isso tem criado uma conscientização dos pacientes e aumentado a demanda pelo tratamento com aparelho dentário em adultos.

Nesse contexto, a integração de tecnologias digitais no diagnóstico, no planejamento do tratamento e na confecção de aparelhos e dispositivos auxiliares tem mudado o tratamento ortodôntico, criando, assim, novas oportunidades para um melhor benefício ao paciente. O tratamento ortodôntico contemporâneo não é mais limitado a crianças e adolescentes. Mais e mais adultos o procuram em busca de um sorriso mais bonito, um perfil mais agradável e gengivas mais saudáveis, melhorando a aparência e a autoestima. Hoje em nossa clínica, uma parcela cada vez maior dos tratamentos ortodônticos com uso do aparelho dentário são realizados em adultos.

Ortodontia em Adultos

Muitos adultos não tiveram o benefício do tratamento durante a infância e a adolescência, portanto hoje buscam o tratamento ortodôntico devido ao mal posicionamento das  arcadas e dos dentes, a fim de obter uma melhora na estética do sorriso e na posição dos dentes para a mastigação.

Dentes que não ocluem, isto é, fecham adequadamente, podem dificultar a mastigação e a alimentação. A má posição da arcada superior e da arcada inferior e o mal engrenamento entre as duas podem levar a uma disfunção da articulação temporo-mandibular. Essa disfunção geralmente está associada a sintomas como dores de cabeça, sons de estalo durante a abertura e fechamento da boca e dificuldade na mastigação.

A colocação de implantes dentários é outro fator que motiva adultos na procura pelo tratamento ortodôntico. O implante dentário tem a finalidade de substituir dentes perdidos. É muito comum ocorrer a migração e movimentação de dentes vizinhos ao elemento perdido. Com isso, ocorre uma diminuição do espaço para colocação da nova coroa. O uso do aparelho permite movimentar estes para a sua posição inicial ou para outras posições mais favoráveis, facilitando a reabilitação protética.

Seja por motivo estético, funcional ou até mesmo conjunto a outros tratamentos reabilitadores (implantes, prótese, periodontal e restaurações estéticas), a correção dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Essa abordagem interdisciplinar permite reabilitar o paciente, melhorando a qualidade dos cuidados e do prognóstico do tratamento.

Tratamentos ortodônticos no adulto

Em todo tratamento em pacientes adultos, os seguintes itens devem ser levados em consideração pelo profissional:

– Determinar as reais limitações de cada caso e analisar os que devem ser indicados para um tratamento cirúrgico (cirurgia ortognática). Diferentemente de crianças e adolescentes, os ossos da face de um paciente adulto não apresentam nenhum potencial de crescimento. Portanto, nesses casos, para que haja uma mudança na posição destas bases ósseas, torna-se necessária a cirurgia ortognática.

– Diagnosticar diferentes estágios da doença periodontal e os fatores de risco associados. A periodontite é uma doença inflamatória crônica ou aguda que acomete os tecidos que formam a gengiva e o periodonto, levando à perda do tecido conjuntivo, gengiva e dos tecidos que inserem o dente no osso alveolar. Portanto, qualquer movimentação de dentes através do aparelho ortodôntico deve ser feita com um periodonto saudável, diminuindo o risco de mobilidade excessiva ou até mesmo a perda dos dentes.

– Diagnosticar disfunções da articulação temporo-mandibular antes, durante e após a movimentação dentária.

– Avaliar as perdas dentárias presentes.

– Trabalhar cooperativamente com uma equipe de outros especialistas, oferecendo o melhor resultado possível ao paciente.

Alternativas ao aparelho metálico

Pacientes preocupados com a aparência do sorriso com aparelhos ortodônticos de metal podem optar por aparelhos que são praticamente invisíveis, dando-lhes maior confiança em situações sociais ou de trabalho. Atualmente, o desenvolvimento de novos materiais, como os aparelhos de porcelana, de safira, e alinhadores como o do sistema Invisalign, tem permitido que os movimentos ortodônticos sejam leves promovendo menor desconforto ao paciente, além de melhores resultados e ao mesmo tempo sendo excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis. Diversos tipos de aparelhos estéticos estão disponíveis.

Quer saber mais? Agende sua avaliação.

 (11) 5102-2314 📲(11) 99911-2370⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

👉 Estamos na Rua Alcides Ricardini Neves, 12 sala 1310, no Brooklin, próximo a Berrini.

#ortodontista #ortodontistanobrooklin #sp#brooklin #berrini
#dentistaberrini #dentistabrooklin #invisalign #aparelhodentário #aparelhodental

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *