O pênfigo é uma doença autoimune e caracteriza-se pela produção de anticorpos contra as proteínas responsáveis pela adesão das células epiteliais, as desmogleínas, as quais estão localizadas nos desmossomos. Quando os anticorpos destroem essas proteínas, ocorre uma fenda no interior do epitélio ocorrendo a lesão bolhosa na mucosa ou na pele.

Existem vários tipos de pênfigo. Os mais comuns são o pênfigo vulgar e o pênfigo foliáceo.

O pênfigo vulgar são bolhas que geralmente começam nas mucosas, principalmente na boca (gengiva, lado de dentro das bochechas, língua, céu-da-boca, até a garganta). Porém, essas bolhas também podem surgir dentro do nariz e na região genital.

O diagnóstico do pênfigo vulgar é baseado nos achados clínicos e histopatológicos e na técnica de anticorpos fluorescentes do tecido da biópsia.

O tratamento têm como objetivo, reverter o processo de autoagressão dos anticorpos na pele e, consequentemente, a formação de bolhas. Inicialmente são ministradas doses elevadas de corticosteroides por via oral, que vão sendo reduzidas aos poucos, à medida que as lesões desaparecem. Uma dose mínima, porém, deve ser mantida até o restabelecimento completo do paciente. Em alguns casos, pode tornar-se necessária a indicação de drogas imunossupressoras e de antibióticos.

O estomatologista tem importância na elucidação e diagnóstico das características clínicas bucais do pênfigo vulgar, pois previne a exacerbação em nível sistêmico.

Venha nos conhecer!  Agende sua avaliação.

 (11) 5102-2314 📲(11) 99911-2370⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

👉 Estamos na Rua Alcides Ricardini Neves, 12 sala 1310, no Brooklin, próximo a Berrini.