Candidíase Oral

A candidíase oral é uma condição que tende a afetar organismos cujo sistema imune se encontra debilitado.

Os sintomas da candidíase oral geralmente se mantêm os mesmos para todos os pacientes, podendo variar a presença de dor e ardência.

A candidíase é uma condição causada pela proliferação descontrolada do fungo Candida albicans que geralmente ocorre quando o paciente está com o sistema imune debilitado.

Esse fungo habita naturalmente o organismo dos seres humanos, no entanto, quando ocorre alguma queda na imunidade do paciente.

Quando isso acontece, o equilíbrio de microrganismos sofre alteração, o que faz surgir a possibilidade da proliferação exagerada desse fungo, originando a candidíase.

Ela é caracterizada pelo surgimento de uma camada branca nas mucosas orais, principalmente na língua e bochechas.

O que causa candidíase?
Assim como foi dito anteriormente, a candidíase é uma condição que tende a surgir apenas quando o paciente sofre uma baixa na imunidade.

Por se tratar de uma complicação que ocorre quando há um déficit no sistema imune do paciente, confira os principais fatores que causam uma queda na imunidade do paciente:

Doenças autoimunes;
Xerostomia;
Alto consumo de carboidratos;
Uso de próteses móveis na hora de dormir;
Mudança de clima;
Alterações hormonais;
Déficit vitamínico;
Infecções respiratórias, como gripes e resfriados;
Tratamentos pesados como quimio e radioterapia;
Estresse;
Ansiedade.
Visto que essa é uma condição que tende a aflorar quando a imunidade do paciente baixa, ela tende a afetar mais crianças e idosos.

Portanto, para evitar casos de candidíase na boca do bebê é recomendado manter todos os objetos que ele possa levar a boca muito bem higienizados.

Também é importante sempre higienizar bem as mãos antes de interagir com a criança e evitar ficar beijando-a.

Devido ao fato de a candidíase também poder afetar o seio das mães, é importante ficar atento para que o bebê não se contamine através dessa infecção.

Os sintomas da candidíase nos seios são:

Descamação do mamilo;
Vermelhidão;
Dor;
Coceira;
Sensibilidade.

Dessa forma, ao sentir qualquer um desses sintomas nas mamas é importante procurar um profissional da área da saúde para que ele possa lhe auxiliar a respeito do que fazer.

Além disso, mesmo que não haja a presença dos sintomas, é importante higienizar a mama limpa na hora de amamentar a criança para evitar a contaminação, visto que esse fungo habita o organismo naturalmente.

Candidíase sintomas
Dentre os sintomas da candidíase oral, o mais comum é a formação de uma camada branca sobre as mucosas da boca, principalmente língua e bochechas.

Essa camada branca possui uma textura semelhante a algodão e, em alguns casos, pode causar ardência e dor. Além disso, em alguns casos ao tentar remover essa camada branca da superfície da língua e mucosas pode haver sangramentos.

Desse modo, não é recomendado de forma alguma tentar remover essas manchas à força com gazes ou de qualquer outra maneira. Em alguns casos mais severos, essa camada branca pode espalhar para o esôfago e até mesmo para o canal digestivo causando maiores complicações.

Por conta de afetar o sistema digestivo, existem alguns sintomas indiretos da candidíase, como a perda de apetite e do paladar. Quando ela afeta o bebê, ela tende a deixá-lo mais irritado e agitado, além da formação da camada branca no interior de sua boca.

Como aliviar os sintomas da candidíase?
Os sintomas da candidíase oral tendem a ser bastante incômodos para o paciente, o que faz com que ele busque por uma forma de aliviar os sintomas da candidíase.

O tratamento dessa condição deve ser feito a partir da orientação de um profissional da área da saúde, seja ele um dentista ou um médico.

Através de uma avaliação, o profissional irá avaliar se o caso se trata de candidíase e caso seja ele irá receitar os medicamentos tratá-la.

Geralmente ele é feito a partir do uso de antifúngicos, que podem ser em forma de gel, enxaguante bucal ou comprimidos.

A escolha do medicamento irá variar de acordo com o estado da infecção do paciente e a avaliação do profissional.

Visitas regulares ao dentista

Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.

Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.

Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.

Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.

Venha nos conhecer!  Agende sua avaliação.

(11) 5102-2314 📲(11) 99911-2370⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

👉 Estamos na Rua Alcides Ricardini Neves, 12 sala 1310, no Brooklin, próximo a Berrini.