Dor de dente: causas, tratamentos e como prevenir

Considerada uma das dores mais incômodas, a dor de dente estará presente na vida das pessoas pelo menos alguma vez durante a vida. Ela pode ser mais fraca ou se tornar insuportável, dependendo da gravidade da situação.

Ir ao dentista regularmente pode ajudar a prevenir que a dor de dente aconteça. Mas às vezes a dor de dente pode acabar pegando alguém despreparado, demorar para ser identificada ou até mesmo ignorada por muito tempo. Separamos neste artigo algumas informações relevantes sobre as causas, os tratamentos e como pode prevenir a dor de dente.

Causas da dor de dente

Dentre as causas da dor de dente, a mais comum é o aparecimento de cáries, que podem ser imperceptíveis no começo e causarem dor apenas quando já estão quase atingindo o canal dentário.

Um sintoma clássico deste problema é quando o incômodo acontece apenas ao comer algo frio, quente ou doce. Geralmente a dor de dente aumenta gradativamente e a cárie precisa ser removida para evitar o agravamento da situação.

Outra causa pode não estar nos dentes e sim nos ouvidos. Muitas pessoas acabam confundindo as sensações pela proximidade dos aparelhos auditivos com a boca. Por isso é sempre bom consultar um profissional e tirar todas as dúvidas.

Também temos como possíveis motivos de dor de dente:

  • inflamações na gengiva
  • desgaste no esmalte dentário
  • doenças como sinusite, que causam inflamação na região do rosto, fazendo com que a dor causada pareça muito com uma dor de dente comum
  • bruxismo, que nada mais é que o costume de ranger os dentes ao dormir. O bruxismo pode causar, também, dores de cabeça e até mesmo no pescoço. É um movimento totalmente involuntário e traz muitos danos para a qualidade de vida como um todo
  • sensibilidade, que é um problema relativamente comum. Existem pessoas altamente sensíveis a alimentos quentes ou frios. A sensibilidade pode ser aliviada ou até mesmo corrigida por um profissional odontológico
  • o nascimento dos dentes do siso.

Quando a causa da dor de dente não for identificada, é aconselhável fazer um check-up com seu médico de confiança para descartar essa e qualquer outra enfermidade.

Sintomas da dor de dente

Os sintomas da dor de dente são variados, porém bem típicos. Dentre eles estão:

  • dor no maxilar que irradia pelo ouvido,
  • dor e sangramento nas gengivas ou até mesmo nos dentes especificamente,
  • dor intensa ao mastigar,
  • dor ao ingerir alimentos quentes ou frios,
  • dor ao ingerir alimentos doces,
  • inchaço na região do rosto, maxilar e próximo aos dentes.

Precauções: como prevenir a dor de dente

É sempre válido lembrar que escovar os dentes regularmente é uma obrigação para evitar dores e problemas futuros. O recomendado é fazer a escovação depois de todas as refeições e utilizar fio dental ao menos duas vezes por dia, para retirar os excessos em lugares de difícil acesso.

Também é muito importante realizar uma limpeza a cada seis meses, para evitar inchaço nas gengivas e sangramentos. Fique atento também a qualquer mudança no hálito, na sensibilidade ou se os dentes sangram ao passar fio dental, por exemplo.

Sempre procure um dentista de sua confiança para realizar consultas periodicamente. A saúde bucal é tão importante quanto a do resto do corpo, não só pela parte estética, mas pela função que a boca e os dentes representam.

Se você sente qualquer um dos sintomas da dor de dente não deixe de procurar um dentista o mais rápido possível.

Agende seu horário.

Dr. Valter de Souza Junior
www.dentistabrooklin.com.br
11-5102.2314
Rua André Ampére, 153 cj. 22 – Brooklin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *