O que é DTM? Você sabe?

A sigla DTM refere à disfunção temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM). Assim, as DTM são as disfunções que afetam esse sistema complexo de articulação, responsável pela abertura da boca, e que pode causar o comprometimento da abertura e fechamento da boca, além da mastigação e da deglutição.

Existem três tipos principais de DTM:

• Muscular: ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão;
• Articular: pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide;
• Mista: une os distúrbios musculares e articulares.

Sintomas da DTM

As disfunções se apresentam de várias maneiras. Dentre os muitos relatos, os sinais e sintomas mais recorrentes em pacientes que possuem DTM são:

• Dificuldades ou dores ao mastigar alimentos mais duros ou rijos;
• Dor ao abrir e fechar a boca;
• Estalos ao abrir a boca;
• Dor na cabeça, na face e no pescoço;
• Desvios na movimentação da mandíbula;
• Dor na região próxima ao ouvido;
• Diminuição de audição e dores no ouvido
• Desgastes dentais e dores de dente;
• Travamento na abertura ou fechamento da boca.

Diagnóstico e Tratamento da DTM

O profissional responsável por identificar um quadro de DTM é o dentista. A principal forma de diagnosticar o problema é por meio de uma conversa com o paciente e exames clínicos, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos. Não é possível falar em cura da DTM, mas não se desespere, pois é possível controlar. O tratamento de cada um dos sintomas é sempre muito importante, para diminuir dores e o mal-estar que a DTM pode estar causando.

Ficou interessado? Agende uma consulta agora mesmo!

Marque sua consulta de avaliação agora CLICANDO AQUI ou ligando para 011-5102.2314