Periodontia

Periodontia é o tratamento das doenças do sistema de suporte dos dentes. É o tratamento das chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite e periodontite.

A periodontite é causada por uma infecção por bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, formando a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada formada por resíduos de alimento e bactérias. Caso não seja removida, a placa bacteriana pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Uma boa higiene bucal, uma dieta balanceada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doença periodontal.

Muitas pessoas não sabem que têm doença periodontal. Este processo, que nem sempre é aparente, pode passar despercebido até que o dente se mostre seriamente comprometido. Entretanto, em outros casos os problemas são mais evidentes, apresentando mobilidade dentária e mau hálito constante. Fique atento se você tiver um ou mais sintomas abaixo:

Dentes com mobilidade
Retrações gengivais
Gengivas sangrantes, sensíveis ou inchadas
Formação de pus ao redor do dente
Mau hálito constante
Dentes que mudam de posição

O diagnóstico é feito pelo dentista durante a sua avaliação odontológica de rotina. O tratamento periodontal depende da gravidade do caso. No estágio inicial de gengivite, uma limpeza profissional deve ser suficiente para controlar o problema. Em casos mais avançados, é necessário realizar raspagens para remover o acúmulo de placa bacteriana e tártaro aderidos ao dente. Em casos ainda mais severos é necessário realizar cirurgias, remoção de dentes e próteses.

PERGUNTAS FREQUENTES

POR QUE FAZER A PERIODONTIA?

Tratamento do mau hálito
Diminuir o foco infeccioso da boca
Interromper a inflamação, infecção
Remoção da placa bacteriana
A redução ou eliminação da bolsa periodontal é importante para prevenir um sorriso saudável
A remoção de manchas e cálculos aderidos nos dentes
Manutenção da saúde dos tecidos moles da boca
Fim do sangramento na região da gengiva
Melhoria estética das regiões com retração gengival
Feito o tratamento, um bom padrão de higiene oral diário, e cuidados periódicos de manutenção profissional, aumentam as chances de manter seus dentes naturais, e diminuem a chance de problemas de saúde mais graves associados com a doença periodontal.

O QUE É GENGIVITE?

É a formação do tártaro e a placa depositada entre a gengiva e o dente causam uma inflamação na gengiva, cujo primeiro sintoma é um sangramento gengival. Caso a gengivite não seja tratada, as bactérias se alastram pelo interior da gengiva, produzindo venenos e formando tártaro, o que causa a destruição do osso que suporta os dentes. Além disso, sabe-se que a doença periodontal promove a entrada de bactérias para outros órgãos, principalmente o sangue e o coração.

COMO SERÁ FEITO MEU TRATAMENTO DE PERIODONTIA?

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes, manualmente ou com equipamento de ultrassom. Se a doença for diagnosticada precocemente, procedimentos simples podem ser realizados para remover a placa bacteriana e eliminar as bactérias causadoras da infecção. Entretanto, se a doença avançou a um ponto onde as bolsas periodontais estão muito profundas e o osso de suporte foi perdido, cirurgias podem ser necessárias. As formas de tratamento periodontal mais utilizadas são:

Raspagem e Alisamento Radicular
Cirurgia para Redução de Bolsas Periodontais
Regeneração Periodontal
Aumento de Coroa Clínica: Estético e Funcional
Cirurgia plástica periodontal
Terapia Periodontal de Suporte (Manutenção)

E SE EU NÃO FIZER A PERIODONTIA?

A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento pode ser:

Mau hálito
Perda do dente
Mobilidade dental
Sensibilidade dental
Abscessos
Espaços aumentados (diastemas) entre os dentes
Modificação na estética do sorriso, e várias consequências com relação à oclusão
Perda do osso que sustenta os dentes

APÓS O TRATAMENTO, COM QUE FREQUÊNCIA DEVO IR AO DENTISTA?

Uma vez que seu tratamento periodontal esteja concluído, é necessário realizar controles periódicos. Isto significa que sua freqüência de visitas ao dentista será maior, pelo menos de 3 em 3 meses. Nessas consultas será avaliada sua saúde periodontal, sua higienização e uma limpeza será feita.