PLACA DE MORDIDA – BRUXISMO

A Placa de Mordida ou Placa Miorrelaxante é um aparelho em acrílico que é colocado sobre os dentes e apresenta três funções principais: Proteger os dentes de desgastos em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger os dentes); Aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção; e a de induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.

PERGUNTAS FREQUENTES

POR QUE REALIZAR ESTE TRATAMENTO?

Este tratamento ajuda o paciente nos seguintes fatores:

Proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam bruxismo (hábito de ranger os dentes)
Aliviar as articulações têmporo-mandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida
Induzir o relaxamento da musculatura

COMO SERÁ FEITO ESTE TRATAMENTO?

É realizada a moldagem dos dentes e enviado para o laboratório de prótese confeccionar a placa em acrílico ou silicone. Apesar da placa de silicone ser mais confortável, é menos efetiva, seus efeitos menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias e podem causar mau cheiro. Portanto a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos. Assim que sua placa estiver pronta, uma nova consulta será agendada para realizar os ajustes necessários.

QUAL É O RISCO DE NÃO REALIZAR O TRATAMENTO?

As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia).

Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também é frequente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra.

COMO CONSERVAR A PLACA DE MORDIDA?

No período da manhã, a placa deve ser limpa com escova macia e sabonete ou pasta dental, e mantida dentro de um recipiente apropriado com algodão umedecido.

QUANDO A PLACA DE MORDIDA DEVE SER SUBSTITUÍDA? ELA PRECISA DE MANUTENÇÃO?

Caso tenha sido infeccionada apropriadamente a mesma placa pode ser utilizada durante todo o tratamento, sendo aproximadamente 6 meses. Porém, se o tratamento se prolongar por mais tempo, se a placa fraturar, ficar amarelada ou com deposição de tártaro, ela deverá ser substituída.

Conforme a musculatura relaxa ou a placa se desgasta, a oclusão se modifica, devendo então ser ajustada periodicamente.

QUANDO A PLACA É INDICADA PARA DOR DE CABEÇA?

A dor de cabeça pode ter inúmeras causas distintas. Feito o diagnóstico e constatada que a dor é de origem muscular ou articular, a placa pode ser um coadjuvante no tratamento, sendo que geralmente também é necessário o uso de medicamentos ou fisioterapia.

PERGUNTAS PÓS TRATAMENTO

MESMO APÓS REALIZAR O TRATAMENTO, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA A PREVENÇÃO E CONTROLE DO BRUXISMO?

Consultar o dentista regularmente
Praticar exercícios físicos, pois eles ajudam a controlar o estresse e ansiedade que podem provocar o apertar dos dentes
Utilizar sempre a Placa de Mordida antes de dormir

Dr. Valter de Souza Junior
www.dentistabrooklin.com.br
11-5102.2314
Rua André Ampére, 153 cj. 22 – Brooklin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *